Uma estratégia bastante interessante para trabalhar
com nossos alunos é a pedagogia de projetos. Segundo Dias e outras (2004),
"O que inaugura esta prática pedagógica como
inovadora é o fato de aceitarmos o desafio da desinstalação, de desfazer
certezas, conviver com o provisório, ressignificar determinadas opções,
adotando o currículo como fio condutor do trabalho que será desenvolvido, de
forma flexível, não linear, a partir de questões levantadas pelos alunos e/ou
condições contextuais que emergirem das situações do cotidiano. (p.230)"
Hernandez e Ventura (1998) consideram os projetos
de trabalho como articulação de conhecimentos escolares e que a perspectiva do
conhecimento é global e relacional. Esta ferramenta possibilita a criação de
estratégias de organização do conhecimento considerando as informações buscadas
e a amplitude de busca para a resolução do problema levantado.
Por que Projetos?
O trabalho com projetos em sala de aula amplia
nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo
como eixo a aprendizagem significativa.
Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos
alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e
fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e
comunidade escolar.
Permite ainda uma avaliação processual do
desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a
prática pedagógica, pois esta estratégia não se apóia em normas e regras
rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em
que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.
Para que projetos?
Para responder a problemas colocados pelos alunos,
pelo contexto educacional, social, econômico, cultural, etc. E ainda para
detectar necessidades de aprendizagens, necessidade de aprofundamento e
sistematização de conteúdos necessários para o desenvolvimento do projeto e da
formação do indivíduo.
Neste processo qual o papel do professor?
De coordenador, mediador e fomentador do processo
de construção do conhecimento, além de aprendiz.
Qual o papel do aluno?
É o elemento central da construção do
conhecimento, visto e respeitado como sujeito sócio-cultural. Aquele que traz
suas experiências, que vê respeitada sua identidade e seu ritmo de
aprendizagem.
QUAIS OS PASSOS DO PROJETO?
1. Detonador:
Situações de onde emergem temáticas, que pelo
interesse demonstrado pelo aluno e que merecem ser aprofundadas e
problematizadas delimitando o estudo.
2. Problematização:
Delimitação da problemática a ser estudada. É o
momento do levantamento de questões a serem pesquisadas. Organizam-se os
conhecimentos prévios, hipóteses acerca do objeto de estudo e determinam-se as
estratégias de como fazer.
"Escolha de um tema de pesquisa que seja, ao
mesmo tempo, autêntico e mobilizador, significativo e exequível"
3.Desenvolvimento:
Momento de criar estratégias para a busca de
respostas. É importante que nesta etapa se apresente as concepções científicas,
e oportunidades de pesquisa, trabalhos em grupo, entrevistas, projeções de
vídeos, exploração de espaços como museus, bibliotecas, pontos turísticos,
enfim tudo que enriqueça o trabalho.Há a necessidade de estabelecer os
objetivos a serem desenvolvidos no projeto.
"Escolha dos temas de interesse, e depois, os
procedimentos de levantamento de dados e a reflexão sobre situações complexas
são, nesse sentido, estratégias muito valiosas."
4. Síntese:
Culminância do processo, mostrando o avanço cognitivo
(principalmente), informando os avanços dos alunos e a aquisição de seus
esquemas de pensamento.
5. Avaliação
É processual, já que cada etapa do trabalho vai
sendo avaliada. As necessidades de aprimoramento em cada momento são
visualizadas e conseqüentemente aprimoradas.
A auto-avaliação deve ser priorizada, observando o
envolvimento individual e coletivo.
O papel do professor é imprescindível para ajudar
os discentes a superaras dificuldades .
6.Registro:
Acompanha todos o processo de desenvolvimento do
projeto pois garante a sistematização e auxilia toda a construção do
conhecimento.Esse registro pode ser feito por meio escrito, imagens, filmagens
e tantas outras produções criativas que possam ser elaboradas.
CONCLUSÃO:
O trabalho com projetos traz nova significação ao
currículo, tornando-o mais expressivo para a realidade escolar. Propõe que no
processo de aprendizagem,os saberes sejam incorporados por meio do diálogo, de
pesquisas e produções confirmando que o conhecimento não é estático nem
imutável, buscando no fazer científico o sentido de instigar novas descobertas
em um ambiente cooperativo em um espaço especial de aprendizagem.
"Aprender é uma tarefa pessoal e as atividades
propostas no projeto são apenas um ponto de partida, que deve proporcionar ao
aluno os instrumentos para um trabalho criativo e intenso de aprendizagem. O
saber constitui-se pela capacidade de reflexão, esta por sua vez exige uma
série de informações, que nesse propósito, de fato ambicioso, são pesquisadas,
registradas, articuladas, confrontadas com concepções prévias, socializadas e
referidas a um amplo contexto: os problemas e as soluções de alguém que vive na
cidade grande, tal como o aluno."
Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/projetos-em-sala-de-aula/15362/
Uma estratégia bastante interessante para trabalhar com nossos alunos é a pedagogia de projetos. Segundo Dias e outras (2004),
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