quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

PROERD 2017

PROERD  SIGNIFICA:  PROGRAMA  EDUCACIONAL  DE  RESISTÊNCIA  ÀS  DROGAS  E  A  VIOLÊNCIA


DAREN,  O  LEÃO  MASCOTE  ESTIMULA  OS  ESTUDANTES  A  SEREM  CORAJOSOS  E DETERMINADOS  QUANDO  UMA  SITUAÇÃO  DE   PERIGO  DE  USO  DAS  DROGAS  SE MANIFESTA  EM  SUAS  VIDAS.

UNINDO  A  FAMILIA  E  A  ESCOLA  OS  ESTUDANTES  ESTARÃO  PREPARADOS  PARA  DIZER  NÃO  ÀS  DROGAS!!



NESTE  ANO  CONTAREMOS  COM   A  POLICIAL  PROFESSORA  VERA  MINISTRANDO  O  CURSO.

PAINEL  DE  CORREDOR  FINALIZADO  COM  AS  FRASES  DOS  ALUNOS




quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

A NARRAÇÃO (CONTAÇÃO) DE HISTÓRIAS DESENVOLVE A LINGUAGEM, APRESENTA O MUNDO DA ARTE, AMPLIA O UNIVERSO DE SIGNIFICADOS E AINDA PROPORCIONA UM MOMENTO SIMPLES E ÚNICO DE CONEXÃO ENTRE PAIS E FILHOS





"Era uma vez uma menina que usava chapeuzinho vermelho". Ou " nos fundos do rio, vive uma bela sereia chamada Iara". Ou ainda: "quando eu era pequena e ficava na casa da bisa Maria, sempre me pendurava no pé de manga que era beeem grande". Seja qual for a sua preferida, todas essas frases são maneiras legítimas e interessantes de começar a narração de uma história. E, se parar para pensar, você também vai se lembrar de um causo que lhe foi contado com carinho pela tradição oral.

"A arte de contar histórias sempre teve uma função básica de passar o conhecimento de geração para geração", diz Regina Machado, criadora e curadora do encontro internacional BOCA DO CÉU de Contadores de Histórias. Tanto que as histórias do começo da matéria datam de tempos memoriais, indefinidos, mas que vêm sendo transmitidas ao longo dos anos e das gerações.É da natureza do ser humano contar histórias e estamos o tempo todo contando-as: no ônibus na volta da escola, no trabalho, quando nos reunimos para jantar. 

Contamos como foi o dia, o que fizemos, o que vimos, o que experimentamos. "A narração de histórias é um ancestral que a gente tem com a palavra. Desde sempre o homem precisou contar histórias para entender a vida", diz Lili Flor, arte educadora da dupla Lili Flor & Paulo Pixo.Com momentos de convivência e diálogo com os filhos cada vez mais raros hoje em dia, dado o tempo que passamos separados cada um em frente à sua própria tela, fica ainda mais difícil tirar um momento do dia para praticar essa tradição oral. "Por isso que, na atualidade, o contar história é também o resgate da afetividade. Vemos o distanciamento da troca, do olho no olho", completa. 

Nesse sentido, a narração de história, ainda que muitos não a vejam assim, é um tempo fundamental de brincadeira com o filho. Mas, além de ser um momento lúdico e de conexão com o filho, o ato também é importante para o crescimento dele de diversas formas. Isso porque o contar histórias:
Para ler, clique nos itens abaixo:




13/03/2015 17:09 
Texto original   
Stephanie Kim Abe                                  

site  EDUCAR  PARA  CRESCER


Adaptação:  profa. Especialista de Arte   Adriana  Lhy

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM PROJETOS NA ESCOLA






Uma estratégia bastante interessante para trabalhar com nossos alunos é a pedagogia de projetos. Segundo Dias e outras (2004),

"O que inaugura esta prática pedagógica como inovadora é o fato de aceitarmos o desafio da desinstalação, de desfazer certezas, conviver com o provisório, ressignificar determinadas opções, adotando o currículo como fio condutor do trabalho que será desenvolvido, de forma flexível, não linear, a partir de questões levantadas pelos alunos e/ou condições contextuais que emergirem das situações do cotidiano. (p.230)"

Hernandez e Ventura (1998) consideram os projetos de trabalho como articulação de conhecimentos escolares e que a perspectiva do conhecimento é global e relacional. Esta ferramenta possibilita a criação de estratégias de organização do conhecimento considerando as informações buscadas e a amplitude de busca para a resolução do problema levantado.


Por que Projetos?

O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa.

Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.

Permite ainda uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se apóia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.


Para que projetos?

Para responder a problemas colocados pelos alunos, pelo contexto educacional, social, econômico, cultural, etc. E ainda para detectar necessidades de aprendizagens, necessidade de aprofundamento e sistematização de conteúdos necessários para o desenvolvimento do projeto e da formação do indivíduo.


Neste processo qual o papel do professor?

De coordenador, mediador e fomentador do processo de construção do conhecimento, além de aprendiz.


Qual o papel do aluno?

É o elemento central da construção do conhecimento, visto e respeitado como sujeito sócio-cultural. Aquele que traz suas experiências, que vê respeitada sua identidade e seu ritmo de aprendizagem.




QUAIS OS PASSOS DO PROJETO?


1. Detonador:

Situações de onde emergem temáticas, que pelo interesse demonstrado pelo aluno e que merecem ser aprofundadas e problematizadas delimitando o estudo.


2. Problematização:

Delimitação da problemática a ser estudada. É o momento do levantamento de questões a serem pesquisadas. Organizam-se os conhecimentos prévios, hipóteses acerca do objeto de estudo e determinam-se as estratégias de como fazer.

"Escolha de um tema de pesquisa que seja, ao mesmo tempo, autêntico e mobilizador, significativo e exequível"


3.Desenvolvimento:

Momento de criar estratégias para a busca de respostas. É importante que nesta etapa se apresente as concepções científicas, e oportunidades de pesquisa, trabalhos em grupo, entrevistas, projeções de vídeos, exploração de espaços como museus, bibliotecas, pontos turísticos, enfim tudo que enriqueça o trabalho.Há a necessidade de estabelecer os objetivos a serem desenvolvidos no projeto.

"Escolha dos temas de interesse, e depois, os procedimentos de levantamento de dados e a reflexão sobre situações complexas são, nesse sentido, estratégias muito valiosas."


4. Síntese:

Culminância do processo, mostrando o avanço cognitivo (principalmente), informando os avanços dos alunos e a aquisição de seus esquemas de pensamento.


5. Avaliação

É processual, já que cada etapa do trabalho vai sendo avaliada. As necessidades de aprimoramento em cada momento são visualizadas e conseqüentemente aprimoradas.

A auto-avaliação deve ser priorizada, observando o envolvimento individual e coletivo.

O papel do professor é imprescindível para ajudar os discentes a superaras dificuldades .



6.Registro:

Acompanha todos o processo de desenvolvimento do projeto pois garante a sistematização e auxilia toda a construção do conhecimento.Esse registro pode ser feito por meio escrito, imagens, filmagens e tantas outras produções criativas que possam ser elaboradas.


CONCLUSÃO:

O trabalho com projetos traz nova significação ao currículo, tornando-o mais expressivo para a realidade escolar. Propõe que no processo de aprendizagem,os saberes sejam incorporados por meio do diálogo, de pesquisas e produções confirmando que o conhecimento não é estático nem imutável, buscando no fazer científico o sentido de instigar novas descobertas em um ambiente cooperativo em um espaço especial de aprendizagem.

"Aprender é uma tarefa pessoal e as atividades propostas no projeto são apenas um ponto de partida, que deve proporcionar ao aluno os instrumentos para um trabalho criativo e intenso de aprendizagem. O saber constitui-se pela capacidade de reflexão, esta por sua vez exige uma série de informações, que nesse propósito, de fato ambicioso, são pesquisadas, registradas, articuladas, confrontadas com concepções prévias, socializadas e referidas a um amplo contexto: os problemas e as soluções de alguém que vive na cidade grande, tal como o aluno."


Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/projetos-em-sala-de-aula/15362/

A HIGIÊNE EM NOSSA CASA


  • Escovar os dentes após às refeições, e antes de se deitar.

  • Tomar banho 1 x ao dia, pelo menos.

  • Lavar as mãos, antes de comer e sempre que possível com sabão.

  • Cortar as unhas e o cabelo frequentemente.

  • Andar calçado para evitar contaminação com parasitas.

  • Usar vestuário adequado , de acordo com as estações.

  • Lavar as roupas com frequência com água quente e sabão.

  • Fazer arrumações com frequência em armários de cozinha, estantes e armários de roupas.

  • Lavar frutas e verduras com água e hipoclorito de sódio antes de comer.

  • Evitar comer comidas rápidas (em carrinho de cachorro-quente sem os princípios de higiene , etc...).

  • Ao se alimentar , comer com vagar e fazer no mínimo as três refeições principais (café, almoço e jantar).

  • Usar o bidê (com água) para fazer o toalete anal.

  • Evitar colocar alimentos na porta da geladeira.

  • Tomar água potável clorada e iodada.

  • Exigir dos nossos prefeitos e governantes redes de saneamento básico (água potável, esgoto. Coleta de lixo seletivo (plástico, vidros , alumínio , etc ... ) , para reciclar e lixo hospitalar 


fonte:   http://higienenaescola.blogspot.com.br/   acesso:  2017

DEZ MANEIRAS DE AJUDAR O SEU FILHO

 

  • 1. Nunca faça nada para uma criança que ela possa fazer por si mesma

    Ensinar uma criança a responsabilidade desde cedo terá um grande impacto em sua vida escolar. Quando ajudamos muito, roubamos da criança a oportunidade de sentir as recompensas pela realização de um trabalho. Lembre-se, é melhor que uma criança falhe honestamente do que tenha sucesso através de trabalho de outra pessoa.
  • 2. Ensine seu filho a gostar de ler

    Aqueles que adquirem uma compreensão da leitura mais cedo terão mais facilidade ao longo da sua carreira escolar. Comece ajudando-o com a leitura mais cedo. As crianças podem desenvolver interesse pelos livros se eles são lidos regularmente no lar e para elas. Deixe os seus filhos verem o quanto você gosta de ler, e há uma boa chance de que eles comecem a apreciar a leitura também. As bibliotecas públicas são um grande recurso, e o melhor de tudo, de graça.
  • 3. Ajude seu filho a memorizar a tabuada

    Seja muito consciente de que o progresso de uma criança em matemática é seriamente comprometido quando eles não memorizam os fatos fundamentais. Jogos (como Banco Imobiliário) são uma ótima maneira de praticar suas habilidades de matemática enquanto se divertem. Há também muitos jogos de matemática para computador que requerem que a criança faça cálculos para ganhar pontos. Alguns sites on-line oferecem jogos de matemática fundamental grátis também.
  • 4. Preste atenção à forma como o seu filho faz o dever de casa

    Lembre-se, se o seu filho está tendo dificuldades com o dever de casa, então provavelmente está tendo dificuldades na sala de aula também. Lição de casa é uma reciclagem, uma prática extra para ajudar com a memória de longo prazo, um indicador para os pais do que está sendo ensinado em sala de aula, e uma oportunidade para que você ajude seu filho a compreender a matéria antes que o assunto seja abordado no dia seguinte, na escola. Certifique-se de verificar a lição de casa do seu filho regularmente.
  • 5. Reveja com eles seus testes anteriores

    Os testes avaliam o crescimento escolar e mostram aos alunos e seus pais o que foi dominado e o que precisa ser melhorado. Se o seu filho se saiu mal nos testes, então os reveja com eles, item por item, isso pode ajudar a localizar e resolver o problema.
  • 6. Concentre-se no progresso em vez de notas

    Mesmo bons estudantes, às vezes, tiram notas ruins. Isso é porque a escola tenta atribuir um valor percentual a um conceito abstrato. Concentre-se no progresso que seu filho fez. Se o fizer, vai ajudá-lo a sentir-se melhor tanto com seus pontos fortes e fracos do aprendizado, o que irá motivar o seu filho a se concentrar em sua aprendizagem.
  • 7. Apoie os professores do seu filho

    Ser professor não é fácil. Seu trabalho requer longas horas, o salário é pequeno, e ainda tentam adivinhar a expectativa dos pais. Isso pode ser uma surpresa para os pais, mas a forma como a criança se comporta em casa pode não ser necessariamente consistente com a maneira que ele ou ela se comporta em sala de aula. É natural para um pai querer defender o seu filho, mas você nunca deve tentar intimidar um professor para conseguir um tratamento especial para o seu filho. Se você tiver divergências com um professor, deve discutir sobre isso com o professor em particular. Você não vai fazer a seu filho nenhum favor, se você está constantemente desculpando ou justificando seu mau comportamento. Se o seu filho acredita que você não respeita os professores, a criança e sua aprendizagem serão afetadas de maneira negativa.
  • 8. Incentivar amizades ensinando seu filho a ser gentil com todos

    A escola é mais do que apenas um lugar para aprender fatos, as escolas também ensinam lições valiosas sobre como se comportar em um ambiente social. Incentive seu filho a priorizar as amizades e o tempo que ele passa com outros de sua idade. Ensine seu filho a respeitar as crenças e sentimentos dos outros, e ser agradável. Amizades que se formam durante os anos escolares podem se tornar permanentes e as mais longas de suas vidas. Além disso, bons amigos podem ajudar e incentivar uma criança a fazer o melhor academicamente.
  • 9. Verifique se o seu filho está alerta e bem descansado

    Mande-os para a cama uma hora antes do horário de dormir. Deixe-os ajudar a escolher alimentos saudáveis para suas refeições, e tenha certeza que eles tomam banho diariamente. Pensar requer energia, e uma boa alimentação e descanso são as chaves para obter o máximo nas aulas.
  • 10. Ajude-os a ver por uma perspectiva maior

    O futuro do seu filho começa com você. Converse com eles sobre suas capacidades e desejos. Incentive-os a prepararem-se para a vida, fazendo tudo o que podem hoje.


    Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original 10 ways to help your student be successful in school and life, de Chloe Curtis.